Powered By Blogger

terça-feira, 30 de junho de 2015

Novo capitão, atuações ruins e craque em xeque: o sobe e desce da Seleção

Pela segunda edição consecutiva de Copa América, a seleção brasileira caiu nas quartas de final do torneio e, novamente, após derrota nos pênaltis para o Paraguai. Passada a decepção por mais uma queda precoce, a comissão técnica do Brasil vai avaliar o desempenho do grupo para dar sequência ao trabalho iniciado por Dunga após o Mundial do Brasil.
Nesta terça-feira, na sede da CBF, no Rio de Janeiro, o presidente Marco Polo Del Nero vai ter uma reunião com o técnico Dunga e com o coordenador de Seleções, Gilmar Rinaldi. Em pauta, assuntos como a suspensão de Neymar, punido pela Conmebol por quatro partidas após confusão na derrota para a Colômbia, o baixo desempenho de alguns atletas e a presença de um novo capitão, o zagueiro Miranda.
Mas não serão apenas os pontos negativos debatidos na reunião. O treinador também mostrará ao presidente como os desfalques antes do início da competição atrapalharam no desenvolvimento do time. Foram cinco jogadores que deixaram o grupo antes da convocação ou durante a preparação para o torneio: o goleiro Diego Alves, os laterais Danilo e Marcelo, o volante Luiz Gustavo e o meia Oscar. Para piorar, Neymar ainda pegou um gancho de quatro jogos e desfalcou a equipe em duas partidas da competição.
E foi com a ausência de Neymar que Dunga pôde encontrar uma nova liderança no grupo. O zagueiro Miranda foi escolhido para ser o capitão do time canarinho e cumpriu bem a função. Nem David Luiz, que acabou barrado, nem Thiago Silva, que foi o capitão na última Copa do Mundo, herdaram a braçadeira com a saída do camisa 10.]
Miranda treino seleção brasileira (Foto: Heuler Andrey)
Thiago Silva é outro que provavelmente terá uma conversa com o treinador e levará um puxão de orelhas. A mão na bola na derrota por 4 a 3 para o Paraguai nos pênaltis após empate por 1 a 1 no tempo normal, não foi digerida pela comissão técnica e por alguns companheiros de equipe. Imagens captadas pelo Sportv mostraram o momento em que o defensor era interpelado por alguns companheiros ainda em campo em relação ao polêmico lance.
A próxima convocação da seleção brasileira será no início de agosto para dois compromissos nos Estados Unidos, um deles o Desafio das Américas, contra a Argentina. E para ajudar o técnico Dunga, o GloboEsporte.com fez um balanço do desempenho dos 23 jogadores que disputaram o torneio no Chile. Confira abaixo:
header SOBE seleção brasileira (Foto: infoesporte)
Daniel Alves – caiu de paraquedas na Seleção com o corte de Danilo. Foi bem na fase de grupos e deu duas assistências para gols de Neymar e Robinho. Jogou abaixo do esperado contra o Paraguai.
Daniel Alves abraça garotinha antes de Brasil x Venezuela (Foto: Gabriel Rossi / Getty Images)
Miranda – capitão do time na ausência de Neymar. Mostrou segurança durante a competição e dificilmente perderá a condição de titular sob o comando de Dunga.
Filipe Luís – não comprometeu. Cumpriu bem o papel orientado por Dunga de apoiar o ataque só quando necessário.
Robinho – após a saída de Neymar, suspenso pela Conmebol, tentou liderar a Seleção. Não se omitiu quando Dunga precisou dele. Teve bom desempenho, mas contra Venezuela e Paraguai sentiu o cansaço.
Fernandinho – foi escolhido para assumir a vaga do cortado Luiz Gustavo. Começou titubeante nos primeiros jogos, mas foi subindo de produção ao longo da competição. Foi bem nas partidas diante da Venezuela e do Paraguai.
header MEIO DO CAMINHO seleção brasileira (Foto: infoesporte)
Neymar – fez uma ótima estreia na vitória por 2 a 1 sobre o Peru. Mas perdeu a cabeça ao ser expulso contra a Colômbia e ser suspenso após confusão com o árbitro Enrique Osses.
Murillo Neymar Colômbia Brasil (Foto: AP)Willian – começou bem a Copa América e caiu de produção ao longo da competição. Não teve boa atuação nos confrontos contra a Venezuela e Paraguai.
Marcelo Grohe – não atuou.
Neto – não atuou.
Casemiro – não entrou em uma partida sequer.
Marquinhos – entrou apenas em uma partida da Copa América, contra a Venezuela, e foi improvisado na lateral direita. Não comprometeu.
Geferson – foi convocado por Dunga para a vaga de Marcelo para ganhar experiência treinando ao lado de atletas mais tarimbados. Não foi utilizado. Tem idade para disputar as Olimpíadas.
header DESCE seleção brasileira (Foto: infoesporte)
Jefferson – não passou segurança para os defensores, principalmente em bolas recuadas. Uma delas, contra o Peru, o Brasil acabou sofrendo um gol.
Thiago Silva – ganhou a posição na segunda partida. Fez um gol e entrou para a seleção da primeira fase da competição. Porém, mostrou descontrole em momento decisivo ao colocar a mão na bola dentro da área no jogo contra o Paraguai.

Thiago Silva vôlei (Foto: Reprodução Twitter)
Diego Tardelli – visivelmente sem ritmo de jogo. A transferência para China atrapalhou o desempenho do jogador, que acabou barrado. Não marcou um gol sequer no torneio.
Roberto Firmino – nulo nos três jogos em que começou como titular. Apesar de ter marcado um gol, não teve boas participações. A reta final de negociações para a conclusão da transferência para o Liverpool parece ter atrapalhado o jogador.
Douglas Costa – decepcionou na Copa América. Não foi bem em nenhuma das partidas em que foi utilizado por Dunga.
Fred – após bom desempenho nos amistosos pré-Copa América, o volante caiu de produção e acabou barrado logo após a estreia. Não voltou a ser utilizado por Dunga no torneio.
Elias – não repetiu as atuações do Corinthians. Apareceu muito pouco ao ataque. Foi um jogador burocrático, de passes laterais.
Roberto Firmino Brasil Paraguai (Foto: EFE/Osvaldo Villarroel)
David Luiz – barrado por Dunga após a primeira partida, só voltou a atuar na vitória por 2 a 1 sobre a Venezuela. Entrou para jogar de volante.
Everton Ribeiro – atuou pouco tempo. Não pode ser crucificado pelo pênalti perdido contra o Paraguai. Mas é outro que carece de estar numa liga mais competitiva.
Fabinho – até jogou os amistosos pré-Copa América, mas não agradou. A comissão técnica optou por chamar um atleta mais experiente, Daniel Alves.
Philippe Coutinho – ganhou a posição titular ao longo da Copa América, mas também não teve boas atuações durante o torneio.

Fonte:Globoesporte.com





Nenhum comentário:

Postar um comentário